Alunos do 5º Período do Curso de Letras Da Faculdade São MIguel

Alunos do 5º Período do Curso de Letras Da Faculdade São MIguel

sábado, 16 de junho de 2012

COMPARATIVO ENTRE FORMALISMO E FUNCIONALISMO




            A visão formalista estuda as características internas a língua, preocupando-se com questões relacionadas à estrutura lingüística e deixando de lado as relações entre a teoria da linguagem e seu uso. De acordo, com o pensamento formalista a língua é um sistema de conhecimentos interiorizados na mente humana, ou seja, a língua é inata.

         Adotando este princípio, Chomsky define um programa de investigação de análise linguística dedicando-se inicialmente às propriedades estruturais, em que são postuladas regras sem a preocupação de explicá-las e sim, evidenciá-las quanto a sua ocorrência. Apesar de reconhecer a importância das relações entre o significado e o seu uso contextualizado, Chomsky acredita “que é melhor estudá-los posteriormente ao estudo da estrutura da língua” (DILLINGER, 1991).

         Já a corrente do funcionalismo dedica-se ao estudo da língua quanto às relações de modalidades de interação social, enfatizando o contexto social na compreensão da natureza das línguas. Esta corrente da linguagem não nega a importância da estrutura linguística, mas, focaliza seu estudo na funcionalidade da língua, ou seja, na variação linguística em situação comunicativa.

         De um modo geral, ambos abordam o mesmo tema, mas sob perspectivas diferentes. Enquanto o formalismo entende que a estrutura determina seu uso, o funcionalismo defende o inverso. Porém, cada área de estudo faz uma contribuição importante complementando-se entre si.
 

REFERÊNCIA

DILLINGER, M. Forma e função na linguística, Revista Delta, 1991, p. 395 a 406.

TEXTO ELABORADO POR CHERLA PATRÍCIA

9 comentários: