Alunos do 5º Período do Curso de Letras Da Faculdade São MIguel

Alunos do 5º Período do Curso de Letras Da Faculdade São MIguel

sexta-feira, 15 de junho de 2012

O Professor Refém

Faculdade São Miguel
Curso de Letras
Disciplina:Didática
Aluno: Fernando Rodrigues De Souza 4º Período

 

O Professor Refém



 

       Com o argumento que a escritora faz ao escrever este livro, a sensibilidade e a contundência, a educadora Tania Zagury faz uma análise fundamental e trabalho árduo do sistema ensino brasileiro fundamentada cientificamente, a partir de pesquisa inédita com vários  professores em todo o País. Os sofrimentos e impossibilidades concretas do professor que atua nas salas de aula aqui são apresentadas, lançando luzes sobre o porquê do nível baixo do ensino. Tania mostra que as sucessivas mudanças do sistema de ensino no nosso País, especialmente a partir do século XX, não foram acompanhadas das condições necessárias à sua execução, ou seja, mudaram-se as leis, mas não a realidade escola.

As novas relações pais e a falta de limites de nossas crianças minaram a autoridade do professor ao mesmo tempo em que, paradoxalmente, transferiram para a escola atribuições regra da família.
A indisciplina e a falta de motivação das crianças tornaram-se, em conseqüência, dois dos maiores problemas dos educadores.
Nesse contexto, o professor se tornou uma espécie de refém do excesso de deveres, da família, da comunidade e das decisões educacionais equivocadas. Enquanto isso, segundo Tania, é ele o verdadeiro representante brasileiro enfim, poucos profissionais se dedicariam tanto com tais condições de trabalho.
O Professor Refém chega para reforçar a preciosa parceria entre pais e professores, bem como entre os que planejam e os que executam as políticas educacionais. para demonstrar que não haverá solução para a educação brasileira enquanto não se investir na formação continuada do professor e em medidas passíveis de serem efetivamente executadas.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário